As tecnologias não são impostas, mas muitas vezes se tornam inevitáveis. Um dos argumentos escuto quando discuto sobre ética e comportamento do uso de tecnologias emergentes é que nenhuma delas é obrigatória. “Usa quem quer”. Essa é a maior falácia que posso ouvir.

As tecnologias digitais criam um ecossistema difícil de se manter de fora, por razões econômicas e comportamentais. Sem falar que a maior parte da população não consegue nem refletir sobre o uso cotidiano da tecnologia. As pessoas simplesmente usam.

Estava falando sobre metaverso e uma pessoa disse “ninguém vai obrigar ninguém a usar isso”. Não vai mesmo, pelo menos não do jeito tradicional, mas talvez o padrão de uso e o ecossistema criado seja difícil para alguém se manter de fora.

O metaverso pode não ser obrigatório, mas talvez se torne inevitável. E isso se repete com todas as tecnologias, principalmente com aquelas silenciosas que as pessoas nem sabem que estão usando (por exemplo, IA na aprovação de seu crédito). Por isso todo o debate sobre tecnologias emergente é importante e precisa ser antecipado.